10 COISAS PRA SABER SOBRE PROJETOS

10 COISAS PRA SABER SOBRE PROJETOS

10 coisas pra saber sobre projetos e que muita gente não te conta, é esse o nosso papo de hoje. Sempre falei sobre possibilidades em projetos e como tudo isso pode ser melhorado ao observarmos coisas simples e muitas vezes óbvias. Acontece que nem sempre olhamos o simples e ao complicar, pecamos por não dar atenção no que estava bem debaixo do nosso nariz. Já falei um pouco sobre isso quando dei 05 dicas para tirar do papel os projetos, dicas para quando quer começar a pensar em projetos.

Agora, como resultado de uma pesquisa, cheguei a uma lista que considero importante para ser assimilada e gravada na mente de todos que pretendem escrever de fato os projetos. Nestes anos de trabalho sempre me deparei com frases, perguntas ou afirmações, sobre isso ou aquilo para falar sobre um “projeto”.

Entender o que é um projeto, como ele se desenvolve, quais suas variáveis que serão seguidas é importante para entender se estamos na direção certa.

Por isso, segue aqui, 10 coisas pra você saber sobre projetos culturais, sociais e criativos:

  1. SE SEU PROJETO NÃO ESTÁ ESCRITO, NÃO TEM OS ORÇAMENTOS E CRONOGRAMAS DESENHADOS, VOCÊ NÃO TEM UM PROJETO, TEM SÓ UMA IDÉIA.

Antes de mais nada é preciso entender que um “projeto” é um documento que dará norte à execução de uma ideia. Já perdi a conta de quantos “projetos” recebi via e-mail, ou de outras formas, onde a única coisa que tinha era um resumo. Algumas pessoas têm idéias, fazem um pequeno resumo no papel e já dizem que é um projeto. Não, não é. Muitas vão além, apontam as justificativas e alguns outros ítens mas não escrevem nada de prático. Isso não é um projeto, é uma idéia, não confunda.

Ter o projeto escrito e detalhado é o primeiro passo para a organização do caminho que se pretende trilhar.  As perguntas que orientam para esta construção detalhada são as baseadas nas perguntas do resumo do projeto.

  1. ESCREVA UM PROJETO PELO PROJETO E NÃO PARA UMA LEI OU EDITAL

Á princípio um projeto tem que atender a uma demanda visualizada no seu planejamento estratégico, ou da sua empresa, ou da sua entidade. A ação de desenhar e escrever um projeto, que custará seu tempo, deve ser alinhado com a visão geral do caminho a percorrer. Dito isso, se acha importante ter um ou mais projetos para 2022 (sim, já estamos planejando o próximo ano) eles tem que ser escritos agora e só depois inseridos nessa ou naquela lei ou edital. Leis e editais existem para viabilizar financeiramente os projetos que você sonha, que você precisa.

  1. COMEÇO, MEIO E FIM.

10 coisas pra saber sobre projetos é um artigo que possui tópicos simples, mas, que merece um olhar mais atento para conquistar os resultados.  É necessário entender que em uma empresa trabalhamos para que ela nunca tenha fim, que não precise fechar, encerrar as atividades. Já o projeto sempre tem um objetivo que, ao ser cumprido, finaliza as ações. Portanto, pensar nesse desenho é também pensar em uma boa finalização. Ter um cronograma real. Tem gente que faz projeto que nunca termina. Fica enrolado com a prestação de contas, com finalização de fotos e vídeos etc. Podemos dizer que é um erro de planejamento pois um projeto, quando escrito, precisa também ter seu final planejado.

  1. A VERDADE, NADA MAIS DO QUE A VERDADE

Entretanto, ao planejar, é muito importante aprender que com relação aos projetos a verdade precisa existir. Alguns acham que é difícil escrever, pois focam em argumentos e condicionamentos que tornam o “escrever um projeto” algo intocável. Para escrever coloque a verdade exata de como você vai fazer, o que vai precisar para construir e executar sua ação. Todos os mínimos detalhes de custos, pessoas, necessidades etc. Isso é o seu projeto. A verdade de cada ítem, desmembrada em ações mínimas vai ajudar a construir um bom projeto, documentado oficialmente e principalmente, realizável.

  1. PROJETO É UMA RECEITA DE BOLO

Ao escrever um projeto escreva de forma que quem pegar o documento possa executá-lo. Ele é uma receita tem que ter todos os ingredientes e o “modo de fazer”. Para testar, dê pra alguém que não é da área ler. Se entender, maravilha, está pronto. Mas veja, uma receita de bolo não é igual a outra. Para cada público uma receita e terá variação pela quantidade de pessoas. Cada gosto, uma receita. E mesmo quando as receitas são iguais, sempre haverá diferenças que podem ser criadas por quem executa, pelo tempo, pela diversidade e eventualidade da vida. Então lembre que é uma receita, mas que cada projeto é um projeto único.

  1. NÃO ESCREVA UMA TESE

Apesar de um projeto ser único ele não é uma tese para doutorados ou mestrados. Não deve ter linguagem rebuscada e deve ser de fácil compreensão. Deve ser claro, direto e prático. Somente na justificativa que é permitido dissertar sobre a importância, o contexto e ainda assim de forma a explicar e não complicar o porque o projeto é importante. E também, a jusitificativa, não deve ultrapassar uma lauda. Todos os outros tópicos como: resumo do projeto, objetivo, cronograma, orçamentos etc. tem que ser práticos, reais, claros, diretos e concretos. 

  1. PLANEJE, DESENHE E DEPOIS ESCREVA O DOCUMENTO

Contudo, a parte mais importante na construção de um projeto é o planejamento. É nessa hora que há pesquisa de mercado, avaliação do contexto, discussão e mapeamento de riscos etc. Enquanto essa visão geral não for avaliada e processada não se deve finalizar o documento. Quanto mais se planeja, maior a assertividade. Acertar na elaboração de um projeto gera 80% de chances de sucesso. Essa é uma dos mais importantes itens das 10 coisas pra saber sobre projetos.

  1. LEIS DE INCENTIVO OU EDITAIS SÃO FÁCEIS DE ESCREVER E CADASTRAR

Mas nesse sucesso é importante também a viabilização econômica e esta pode se dar através de leis de incentivo ou editais como falei. Entenda que não é difícil de participar. Com o projeto pronto e escrito faça a leitura do que é pedido e faça as adaptações. E com relação ao cadastramento é só ler também. E se estiver na dúvida, leia novamente. O youtube tem vários vídeos explicando sobre leis de incentivo e editais etc. O que não podemos é ter preguiça de ler, de buscar conhecimento. Mas, se está inseguro ou não tem tempo, sempre tem um bom produtor no mercado que pode escrever e cadastrar o projeto “com” você. E nesse caso você pode optar por fazer um dos meus cursos ou mesmo ter a minha consultoria.

  1. CAPTAÇÃO DE RECURSOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS COMEÇA NO PLANEJAMENTO

De antemão, com tantas informações você deve estar agora falando que o difícil é captar recursos ou prestar contas. E é verdade. Mas essa é uma parte importante que se inicia ao pensar no projeto. Ao planejar um projeto deve pensar como e quanto será preciso, quais empresas ou ações podem auxiliar na disponibilização de recursos, quem poderá ser parceiro etc. E ao definir cada item/rubrica do orçamento, deve também avaliar como se dará a prestação de contas desses itens. Estes dois pontos do projeto, se bem planejados, evitam muitas dores de cabeça.

  1. ENTENDA COMO MEIO E NÃO COMO FIM

Outra confusão que se faz e achar que ter projetos é fundamental para a sobrevivência do grupo, da entidade, do artista etc. Fundamental é saber “o que você quer ser quando crescer, além de salsicha” (risos). Concluo que o importante é saber aonde quer chegar e como quer criar um planejamento estratégico. Nesse planejamento poderá incluír um ou mais projetos e estes devem ter relação com o que se pretende conquistar. E não o contrário.

10 COISAS PRA SABER SOBRE PROJETOS + 1

Enfim, uma informação extra além das 10: Faça projetos realizáveis, que quer de fato executar. Não perca tempo em aventuras pela “oportunidade do dinheiro fácil” ou “porque alguém mandou” ou porque “todo mundo está fazendo”. Seja origianal, criativo, pense em projetos que irão ajudar a alavancar sua carreira, sua empresa, sua ong. Tempo, muito mais do que dinheiro, é vida e vida não tem preço.

E, por hoje é isso. Espero que tenha sido útil e que você de fato entenda, assimile e use estas 10 coisas pra saber sobre projetos. Gostou? Curta e comente. Mas, principalmente, COMPARTILHE pois o CONHECIMENTO tem que circular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *