INTELIGÊNCIA É O CAMINHO

Inteligência sempre será o caminho porque é ela que te ajuda no passo a passo das conquistas. Segundo a Wikipédia, Inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender.

INTELIGENCIA

Há muitos anos ouvi, do saudoso Marco Aurélio Ferreira Vianna, uma frase que nunca esqueci e sempre repito: “Tem gente que tem o cérebro 0km, nunca usou”. Fiquei fã dele e da inteligência.

Depois participando de um treinamento para palestrantes com o mestre Roberto Shinyashik fiz um exercício de escolher uma palavra, e uma frase, que definisse o meu foco de trabalho, meu caminho e aí escolhi INTELIGÊNCIA EM PROJETOS E EVENTOS.

Mas não foi fácil chegar a esta conclusão pois focar em algo simples e direto para mim era muito difícil pois já fiz e faço muita coisa.

Segundo o Michaelis, inteligênciasf (lat intelligentia) 

1-  Faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar; entendimento, intelecto.  

2-  Compreensão, conhecimento profundo. 

3 – Filosofia –  Princípio espiritual e abstrato considerado como a fonte de toda a intelectualidade.   

4 – Psicologia- Capacidade de resolver situações novas com rapidez e êxito (medido na execução de tarefas que envolvam apreensão de relações abstratas) e, bem assim, de aprender, para que essas situações possam ser bem resolvidas.  

5 – Pessoa de grande esfera intelectual.  

6 -Conluio, ajuste, combinação. 

Trabalho há muitos anos. Trabalhei com diversas atividades em turismo, comunicação, eventos e projetos no Sul de Minas. Mudei em 2000 para São Paulo onde organizei eventos corporativos, produção cultural, ministrei centenas de treinamentos, fiz consultoria e muito mais. Muita coisa.

Porém, na minha análise, no exercício para achar o meu seguimento de trabalho, acabei entendendo que tudo sempre envolveu projetos e eventos, como conteúdo central, para as áreas da cultura, o turismo, arte educação, entretenimento e tudo o que envolvia atendimento, vendas e marketing.

Decidi então que PROJETOS e EVENTOS resumem minha expertise atual, fruto do que faço e fiz e o meu conhecimento adquirido nestes anos.

A palavra INTELIGÊNCIA surgiu porque sempre tive alergia à burrice.

Sou do tempo em que as meninas colecionavam papel de carta e tinham agendas. E na minha agenda nos dados iniciais, na pergunta “é alérgico à”, eu sempre colocava: Burrice. Além disso, sempre usei o discurso: “me chame de feia, mas não me chame de burra”.

A burrice vai além da simples ignorância dos fatos, ela é o ego atuando e fazendo com que a pessoa não pense, não queira pensar, não consiga conversar, não admita erros, não queira mudanças. Nosso cérebro é perfeito e nós, com preguiça, muitas vezes não usamos.

E foi aí que finalizei com a escolha INTELIGENCIA EM PROJETOS E EVENTOS.

A inteligência é uma ferramenta que quanto mais se usa, mais ela amplia. Muitas pesquisas recentes mostram que há possibilidade em aumentar o QI. Usar a inteligência, o pensar, o questionar é fator principal do sucesso.

O autoconhecimento é a chave. Observar e enxergar de todos os ângulos possíveis os problemas e dúvidas analisando cada item. Esse exercício do pensamento faz parte das minhas palestras, cursos, consultoria e ajuda em todo o planejamento, gerenciamento de riscos, criação de ideias.

E posso afirmar que dá certo. Nossa INTELIGÊNCIA é nossa terapeuta, é nossa guia, é nossa fonte principal de informação, é nosso Norte. A INTELIGÊNCIA é o caminho. Um caminho trabalhoso, mas é “o caminho”.

*** Gostou? Curta, comente e compartilhe. Conhecimento tem que circular. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *