TÁ MUITO “BLACK MIRROR”? CUIDADO!

blackmirror
O efeito “Black Mirror” é algo que hoje devemos nos preocupar ao elaborar projetos e eventos. Esta expressão, que começa a se popularizar, é resultado do sucesso de uma séria exibida pela Netflix. A série Black Mirror, espelho negro, fala sobre a distopia com relação aos recursos tecnológicos e o comportamento humano. Visões do futuro tomado por uma tecnologia que escraviza ou torna o ser humano ainda mais frágil e/ou mais cruel.

A série é muito boa, recomendo. É inteligente e bem produzida. Muito interessante. Já sou fã. Mas apesar de ser apenas ficção podemos exercitar o nosso pensamento e a nossa preocupação com relação a usos indevidos ou exagerados da tecnologia na nossa vida. E também o nosso gosto, muitas vezes cruel, em observar as pessoas. O ponto de equilíbrio entre a vida e a tecnologia não deve ser perdido.

Em projetos e eventos, principalmente com as questões de atendimento ao público, muitas vezes se faz a opção para que máquinas façam o papel de uma boa recepcionista, de um vendedor, de um apresentador etc. O que é interessante e tecnológico muitas vezes passa a sensação de frieza e pode desmotivar a participação ou a percepção  do público.

A tecnologia e as inovações, por mais interessantes que sejam, tem a tendência de padronizar e relativizar os processos. E em projetos e eventos as pequenas delicadezas, os atendimentos personalizados e humanizados podem ser o grande diferencial do sucesso. Tudo pode ser feito, mas tudo antes de ser feito deve ser pensado e analisado. Não perca de vista o seu foco ao pensar em utilizar a tecnologia. O efeito “Black Mirror” pode não ser tão bom.

O que é também muito “Black Mirror” são as pessoas hoje, que em posse de seus smartphones, que não perdem tempo em fotografar ou filmar e publicar na internet, em suas redes sociais, todos os acontecimentos. Pensar neste assunto ao elaborar e produzir seus projetos e eventos é de extrema importância. Tem eventos por exemplo que pelo teor de inovação, privacidade ou confidencialidade, proíbem a utilização de equipamentos eletrônicos.

Pense também quando elaborar e produzir seus projetos e eventos que todo erro pode parecer ainda maior e nem sempre lhe dará o tempo da explicação antes de uma possível destruição moral. O cuidado com esses detalhes será fundamental.

Tudo pode ser muito “Black Mirror”, mas este efeito pode ser desastroso. Fique atento.

E se gostou compartilhe pois conhecimento tem que circular. Faça seu cadastro na lista VIP e receba as atualizações em primeira mão.

#PRACEGOVER a imagem do texto é a foto de três Porches, um preto, um vermelho e um amarelo, fotografados através de um espelho o que causou uma distorção na imagem. Na foto e também distorcido pessoas ao redor dos carros. A intenção é mostrar a distorção que pode existir em algumas situações. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *