VISÃO DO FUTURO, QUAL É A SUA?

Tudo o que acontece no mundo foi resultado de uma visão. O poder da visão é o poder de sonhar com o que ainda não existe criando sempre um mundo no qual queremos viver. Então te pergunto: qual é a sua visão de futuro? Você fica imaginando como criar diferencial para seus projetos? Como criar algo que ainda não exista? Você tem o comportamento ideal para construir seu futuro ideal?

Precisamos prestar atenção no future pois é nele que vamos passar o maior tempo de nossas vidas. O holandês Fred Polack, precursor da teoria sobre visualização de futuro, em 1955  escreveu um livro chamado Visão do Futuro, em inglês THE IMAGE OF THE FUTURE (Elsevier Scientific, 1955), e nele faz uma pergunta para pensarmos: Será que o sucesso de uma nação é a consequência de uma imagem positiva do seu futuro ou a imagem positiva de futuro é a consequência do sucesso de uma nação?”

Benjamin Singer em “THE FUTURE FOCUSED ROLE IMAGE” , fala sobre a visão das crianças. A pesquisas com estudantes foi feita no Harlem (Nova York – EUA). Ele identificou que as crianças com mais tranquilidade financeira e na vida tinham visão de planejamento por 5 ou 10 anos. Tinham expectativas de estudo, crescimento. Crianças menos privilegiadas e com falta de perspectivas não tinham nem mesmo uma visão do que poderia ser o futuro.

A visão é uma foto mental, uma afirmação do que queremos e vemos para o futuro, nosso e do mundo. A nossa visão de mundo é o que antecede o sucesso. Não é questão ou tema de “auto ajuda” ou só uma questão motivacional, é como o nosso cérebro funciona. Uma boa visão ajuda a vencer situações difíceis e melhora a qualidade da nossa vida.

Não ter uma visão otimista ou positiva do futuro, ou mesmo não ter uma visão pode nos deixar:

– Sem propósito de vida,

– Em constante mudança, busca como se nada fosse o certo,

– Com um vazio interior

– Insatisfação.

O poder da visão pode ser acompanhado no decorrer da história que construiu o futuro que temos hoje. A BOING que imaginou um grande avião e criou o 747 que a partir daí tantos outros, A Toyota que conseguiu completar a sua visão que era ser a maior, acima da melhor, montadora do mundo. A IBM que teve a visão de apostar nos computadores. A Sony que criou ou Walkman. O Bill Gates com seu Windowns. A Apple que está sempre inovando e criando novas soluções. A Sansung que visualiza e cria futuro cada vez mais prático e moderno para os smartphones.

Outro caso que gosto muito é do Thomas Edson que após fracassos seguidos finalmente criou a lâmpada. E questionado por uma jornalista sobre os seus mais de dois mil erros ele responde que não eram fracassos, que ele tinha descoberto mais de duas mil formas de não fazer a lâmpada. Ele sabia que iria conseguir, só estava tentando como iria. E conseguiu.

Eu sempre acreditei que podemos sempre inovar e que a criação, visualizar o novo, está aí, no universo e é só estar em conexão para “pegar” essa ideia. Mas muito cuidado, alguém pode pegar antes de você e se não se cuidar pode estar criando algo já criado. Por isso pesquisa é tudo de bom e a melhor das ferramentas.

As pessoas,  empresas conseguiram ultrapassaram os limites do nosso planeta com seu olhar no futuro. Foram a Lua e já alcançarm as estrelas e planetas. Estão desvendando o universo. Mas aqui ainda tem muito a ser visto e imaginado. No seu negócio, no seu projeto sempre terá espaço para as novidades. E estas serão imprescindíveis para construir o futuro desejado e imaginado.

E para isso te dou 03 dicas para criar a visão e a ação do futuro que você quer:

– PENSE SEM TRAVAS, SEM PRECONCEITO, IMAGINE O INIMAGINÁVEL  e só depois traga para realidade executar essa ideia. O pensamento não deve ser bloqueado.

– PESQUISE, LEIA, SE INFORME quanto mais informação, de todo lado, de todo tipo, mais o seu cérebro funciona na busca de soluções e ideias.

– EXECUTE, a fé sem obras é morta. A visão sem ação é sonho e todos precisamos construir a realidade que queremos.

Então agora olhe para você, para seus desejos, para seus pensamentos, imagine o futuro que gostaria para você e o mundo. Tenha essa visão. Você pode.

Curta se gostou. Deixe sua opinião, comentário, crítica e sugestão, preciso do seu feedback. E principalmente compartilhe, pois conhecimento tem que circular.

Veja o vídeo que gravei sobre esse tema.

Visão de Futuro

Visão de Futuro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *