INTELIGÊNCIA EM PROJETOS, VAMOS FALAR DISSO

Inteligência em Projetos será o tema desta coluna semanal. Trabalhando há mais de 25 anos com estes temas e escolhi falar aqui sobre o que considero a base para qualquer ação: o planejamento. E para um bom planejamento é preciso usar a mente, a inteligência.

Inteligência em Projetos

Inteligência em Projetos é o nosso foco para você pode desenvolver ações pontuais em qualquer área. Um projeto de curso ou aperfeiçoamento, projeto para mudar de casa ou trocar o carro, de casamento, para emagrecer. Cultural, educacional ou social, projetos dos mais variados.

INTELIGÊNCIA EM PROJETOS

Todos os projetos têm começo, meio e fim. É algo que queremos fazer, mas que não faz parte do dia a dia. O tempo e orçamento é determinado previamente. Planejamos antes de executar. Temos um objetivo definido. Entende a importância da inteligência em projetos?

ERRO

O maior erro ao desenvolver projetos é não escrever o que vai fazer. Escrever e detalhar num papel, num arquivo no computador ou smartphone é o primeiro e mais importante passo para o sucesso e o alcance do objetivo.

Desenhar cada detalhe vai te ajudar a entender e visualizar, antes de fazer, como será o processo.

INTELIGÊNCIA

Há uma linha lógica de trabalho, mas muitas técnicas e dicas para se desenvolver um projeto. Porém, além da base lógica, existe o uso da inteligência em todo o processo.

Inteligência é a faculdade de conhecer, compreender e aprender algo. É a capidade de compreender e resolver novos problemas e conflitos e de adaptar-se a novas situações. Mas a inteligência, principalmente a emocional, é melhorada a cada dia com o exercício da observação, da busca do conhecimento, com o transpor de barreiras, da quebra de pré-conceitos. Já está provado que conseguimos aumentar o nosso QI.

E este será um objetivo nosso aqui também nesta coluna, exercícios para aumentar nossa capacidade de pensar.

Usar a inteligência ao elaborar e desenhar os projetos nos ajuda a cogitar, pensar e analisar cada eventualidade, cada possível problemas, caminho, solução. Assim, tanto no planejamento, quanto na execução de um projeto, usar a inteligência nos ajuda a melhorar o passo a passo e a conquistar em menos tempo, com menor esforço e com mais eficácia, nosso objetivo.

Se você entrou o novo ano com muitas ideias, quer que estas ideias se tornem projetos e principalmente projetos realizáveis e de sucesso fica por aqui. Vamos conversar semanalmente sobre o assunto. Vamos manter o foco na inteligência em projetos.

*** Gostou? Curta, comente e compartilhe. Conhecimento tem que circular. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *