TURISMO E PATRIMÔNIO CULTURAL

Turismo e Patrimonio Cultural faz apontamentos importantíssimos para o setor. O turismo é uma das indústrias que mais cresce em todo o mundo e anualmente gera milhões de negócios, empregos e rendimentos. Ele acaba até por sustentar países quando há um investimento pontual e focado. Mas precisa ser estruturado.

TURISMO NACIONAL – O Brasil tem uma abundância de patrimônio natural e é o principal foco da exploração turística. As praias, montanhas, rios, lagos e toda a beleza natural no qual somos fartos. Porém, o turismo mais organizado focado no patrimônio cultural ainda é muito deficiente. Não investimos como deveria.

O aprendizado que uma viagem pode nos trazer é imensa. Não só de novas experiências como conhecer um lugar, os costumes, novas paisagens, mas também um grande conhecimento cultural. E o patrimônio é a base para contar esta história. Mas para isso é necessário pesquisa, preservação, recuperação do patrimônio.

Para quem viaja e conhece muitos sítios históricos em todo mundo sabe bem o quanto gera de dividendos. Quem conhece outros países, países turísticos, sabe que o investimento é fundamental.

Mas além dos investimentos é necessário que este patrimônio esteja organizado. Patrimônio cultural deve ser preservado, deve ser estudado, deve ser listado em todas as suas características e história. A pesquisa e produção de conteúdo é fundamental.

Indico este livro para quem trabalha ou estuda turismo, mas indico para quem trabalha com cultura, com as artes. E principalmente, indico a todos os secretários de cultura e/ou turismo de todo o Brasil. Todos deveriam ler antes de fazer seu planejamento de gestão.

FICHA TÉCNICA:

Livro: Turismo e Patrimônio Cultural – Interpretação e qualificação

Autor: Flávia Roberta Costa

Editora: Senac – São Paulo / SESC SP

*** Gostou? Curta, comente e compartilhe. Conhecimento tem que circular. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *